Receita de Maniçoba Paraense

Uma deliciosa maniçoba paraense é um prato que traz sabor as regiões do estado do Pará. O preparo típico desta delícia é um dos mais antigos e lembra um caldo espesso, feito com feijão, carne de porco e folhas de Maniva (também conhecido como mandioca ou mandioca branca).

O prato tem grande presença na culinária paraense, sendo muito ideal para ser servido em dias de festa, como casamentos e aniversários, e é servido geralmente com acompanhamentos ricos em gordura, como a banha de porco, a farofa doce ou a torresmo.

Ingredientes para a Receita de Maniçoba paraense

– 2 xícaras de feijão branco
– 2 litros de água
– 1 cebola grande cortada em cubinhos pequenos
– 2 dentes de alho picados
– 150 gramas de toucinho defumado
– 2 cenouras médias cortadas em cubinhos
– 2 xícaras de carne picada
– 1 xícara de folhas de Maniva picadas
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
– Sal
– Pimenta

Preparo

1. Em um recipiente grande, coloque o feijão e cubra com água. Deixe descansar por no mínimo 8 horas.

2. Escorra toda a água do feijão e coloque em uma panela em fogo médio.

3. Adicione a cebola, o alho, o toucinho, a cenoura, a carne picada, as folhas de maniva, a manteiga, o azeite, o sal e a pimenta.

4. Deixe cozinhar por aproximadamente 45 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Se a maniçoba ficar muito espessa, adicione um pouco mais de água.

5. Desligue o fogo, transfira a preparação para uma travessa, e sirva quente com acompanhamentos de sua preferência.

A maniçoba paraense é um prato rico que traz todos os sabores e memórias das regiões dos estados do Pará. Deliciosa e envolvente, é um convite para se conectar com a origem brasileira e curtir momentos com a família e amigos.

Dica Final: Como Conquistar o Paladar com a Receita de Maniçoba Paraense

A maniçoba paraense é um prato rico e cheio de sabor. Para conquistar o paladar dos seus convidados, é importante lembrar que a quantidade de carne de porco, a boa qualidade da manteiga e da carne e o sabor dos temperos são fundamentais para deixar o preparo mais saboroso. Sal e pimenta à gosto são essenciais. Além disso, experimente servi-la com acompanhamentos cítricos, como laranja ou limão, que darão um toque final refrescante que todos vão adorar.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outras Receitas/Pratos

Vatapá Paraense

Vatapá Paraense

O vatapá paraense é uma das principais receitas típicas de Belém do Pará, uma iguaria regional que destaca a riqueza gastronômica local. É um prato que pode ser serv...

Ver Receita/Prato

Otimizado por Textualizar.