Comidas Típicas do Brasil: Os 10 pratos mais conhecidos

Por ser um país de dimensões continentais, o Brasil chama a atenção por sua variedade de costumes e sotaques diferentes em cada região.

E em um país com tão vasto e com uma população tão grande, era de se esperar tais diferenças. É essa variedade que torna o Brasil um local tão incrível, sendo destino tão atraente tanto para estrangeiros quanto para os brasileiros que querem conhecer outras regiões.

Precisamos falar também da variedade de comidas típicas de cada região brasileira. A culinária brasileira é famosa graças a essa variedade, desde o acarajé baiano, a feijoada carioca e tantos outros pratos incríveis e conhecidos no exterior como marcas registradas do Brasil.

Existem centenas de pratos tradicionais e inovadores originários de vários estados brasileiros. Selecionamos 10 pratos mais conhecidos para falar um pouquinho sobre cada um a seguir.

Esse tipo de prato não se caracteriza como receitas de comidas fáceis de fazer, afinal costumam ser mais incrementados e preparados para serem o prato principal da refeição.

Bobó de Camarão

O Bobó de Camarão tem sua origem afro-brasileira e muito provavelmente ele possui influência indígena.

Esse prato bonito e saboroso é bastante tradicional principalmente na região Nordeste. Os ingredientes comuns do prato são os camarões refogados, leite de coco e azeite de dendê.

Acarajé

Essa deliciosa iguaria tem uma origem bastante interessante, no candomblé. Ela chegou à Bahia por meio de imigrantes africanos da época da escravidão e até mesmo seu nome tem origem africana: akará que significa bola de fogo e , que significa comer. Desde então, ele se tornou um dos símbolos da Bahia.

Ele é feito com um bolinho de feijão artesanal, frito  no azeite de dendê e recheado com camarão, vatapá e vinagrete.

Quem já comeu sabe o quanto é saboroso, e fica o alerta: se alguém lhe perguntar se você quer seu acarajé frio ou quente, a pessoa não está se referindo à temperatura em que é servida, e sim à quantidade de pimenta que colocará!

Maniçoba

De origem indígena, esse saboroso prato é típico da culinária do estado do Pará. Muitos o chamam de feijoada paraense.

E realmente ele é muito parecido com a tradicional feijoada que conhecemos, mas no caso da Maniçoba o feijão preto dá lugar à maniva, que é a folha moída da mandioca.

Duas curiosidades sobre a Maniçoba: tradicionalmente, a receita é servida na festa do Círio de Nazaré, em Belém, no segundo domingo do mês de outubro. E a outra curiosidade é que leva-se sete dias para ficar pronta devido a alguns cuidados no preparo da planta.

Mas depois de pronto, esse prato é realmente delicioso e inesquecível.

Feijoada

É claro que a Feijoada não pode ficar de fora dessa lista afinal é um dos pratos típicos do Brasil mais conhecidos dentro e fora do país.

Sua origem está ligada à época da escravidão no Brasil, quando os escravos cozinhavam as partes menos nobres do porco com feijão preto. Mas alguns estudiosos estimam que a receita atual, como a conhecemos, teria sido criada em restaurantes cariocas no final do século 19.

A feijoada é muito lembrada especialmente para fazer no almoço de domingo em família, pois o “dia da feijoada” acaba se tornando um evento. Esse prato tão tradicional e amado é composto por feijão preto, carnes maturadas e partes diversas do porco como rabo, joelho, costela e orelha.

A tradição também está nos acompanhamentos do prato: arroz branco, farofa, couve, torresmo e laranja não podem faltar!

Arroz de Carreteiro

Típico do Rio Grande do Sul, o arroz de carreteiro surgiu quando os transportadores de cargas (os carreteiros) faziam longas viagens e para se alimentarem, cozinhavam em uma única panela uma mistura de arroz com carne de sol, uma mistura fácil de preparar e que não se exigia conservação em refrigeração.

O prato caiu no gosto do brasileiro e é mais um a fazer parte da nossa vasta culinária típica.

Virado à Paulista

Quem vai conhecer São Paulo, vai se deparar com essa iguaria sendo servida com destaque em vários restaurantes.

O virado à paulista inclusive é patrimônio imaterial do estado de São Paulo, reconhecido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Sua origem data do século 17, período do Brasil Colônia. No transporte de alimentos nos navios, alimentos como o feijão, farinha de milho, carne seca e toucinho eram acomodados juntos e durante a viagem, acabavam se misturando. Assim surgiu o nome Virado à Paulista.

Com o tempo, a receita foi ganhando novos complementos. Hoje o prato tradicional contém carne de porco, ovo frito, linguiça, couve, torresmo e banana.

Frango com Quiabo

A culinária mineira possui uma extensa variedade de pratos típicos que chamam a atenção pela praticidade e sabor. Temos aqui um deles: o frango com quiabo.

Alguns historiadores relatam que o quiabo veio da África através dos escravos, trazendo suas sementes para o Brasil para cultivarem e consumirem nas lavouras onde trabalhavam. Em Minas Gerais, ele foi misturado ao frango, devido à praticidade de se cozinhar o que era criado e plantado.

Existem algumas fontes que afirmam que os responsáveis por essa combinação de frango com quiabo foram os índios. Já outras atribuem sua origem aos portugueses.

De qualquer forma, o que importa é que essa combinação deu muito certo e se tornou um prato típico de Minas Gerais.

Galinhada com Pequi

Mais um prato com frango, dessa vez típico das regiões Centro-Oeste e Nordeste. A galinhada com pequi é bastante consumida em Goiás.

O pequi é um fruto bem carnudo e com sabor intenso, típico do cerrado brasileiro. Ele é bastante utilizado em diversas receitas, desde doces a salgadas como é o caso dessa aqui.

Embora seja um prato bem simples, a Galinhada com Pequi é bastante saborosa e é uma refeição completa.

Baião de Dois

De origem no estado do Ceará, o Baião de Dois é um dos pratos mais conhecidos da região Nordeste e combina de maneira única os dois ingredientes mais consumidos no Brasil: o arroz com feijão.

O arroz é preparado com o caldo do feijão já cozido e os complementos costumam ser o toucinho, carne seca, queijo coalho e temperos.

É mais um exemplo de um prato simples porém bastante saboroso.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outras Receitas/Pratos

Receita de Cuzcuz Paraense

Receita de Cuzcuz Paraense

.O cuzcuz é um prato tradicionalmente muito saboroso do Nordeste brasileiro, e foi criado no estado do Pará. Essa iguaria faz parte da culinária local desde a época ...

Ver Receita/Prato

Otimizado por Textualizar.